Esse kit é composto por 9 recursos que abordam diversas demandas da prática clínica - Boliche Terapêutico; Aventuras pelo espaço; Tô por uma; Como estou hoje (1un menina e 1un menino); Jogo das Atividades Parentais; Socialize-se: um jogo para aprender a se relacionar; Habilidades Sociais; Mais vida real, menos redes sociais.
O jogo BOLICHE TERAPÊUTICO é composto por cem pinos divididos em quatro grupos: pessoal, família, escola e lazer. Os pinos contém perguntas e frases que buscam, através do jogo, auxiliar na entrevista clínica com crianças e adolescentes: a) Pessoal (pinos com listras roxas): Permite que a criança possa falar de crenças sobre si, o mundo e o futuro, bem como falar sobre as suas características e padrões comportamentais; b) Família (pinos com listras amarelas): Expõe o padrão de funcionamento familiar e também os pensamentos que a criança tem sobre a sua família; c) Escola (pinos com listras verdes): Aborda temas gerais do ambiente escolar, assim como questões sobre bullying e aprendizagem, por exemplo; c) Lazer (pinos com listras verdes): Verifica o quanto a criança está tendo espaço para brincar, tempo de brincadeiras com os pais, convívio social fora da escola e se realiza atividades físicas ou convive em algum grupo.
O jogo AVENTURAS PELO ESPAÇO foi criado a partir de alguns construtos da Terapia Cognitivo-Comportamental, bem como de técnicas adaptadas para crianças com idade superior a seis anos. É um recurso lúdico e divertido para acessar o mundo infantil e ajudar as crianças a lidar com suas dificuldades. O jogo possui desafios de pensamento, emoção e comportamento, transformando situações/problemas em metáforas para entrar no mundo dos pensamentos e da compreensão infantil.
O jogo TÔ POR UMA tem a jogabilidade semelhante ao jogo UNO. Porém, com temática das emoções, sua finalidade é auxiliar, de forma lúdica, as crianças e/ou os adolescentes a identificar e diferenciar as respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas.
O COMO ESTOU HOJE - AVISO DE PORTA (nesse kit contém 1UN. MENINA e 1UN. MENINO) é um recurso que pode ser utilizado em contexto clínico e/ou familiar. Seu objetivo é auxiliar no trabalho com a criança sobre suas emoções, identificando a forma como ela se sente no dia. O psicólogo pode deixar as plaquinhas do lado de fora da porta de sua sala e combinar previamente com a criança de que, enquanto aguarda na sala de espera, ela escolha uma placa que ilustre a emoção que está sentindo. Ao entrar no atendimento, a criança pode pendurar a placa escolhida na maçaneta interna da porta. A partir disso, o profissional poderá investigar e intervir sobre esta emoção identificada.
O JOGO DAS ATIVIDADES PARENTAIS foi desenvolvido a partir da prática clínica com crianças que vivenciavam conflitos no âmbito familiar e da prática jurídica em perícias psicológicas para varas de família. Nasceu da necessidade de instrumentalizar a avaliação da dinâmica familiar e das habilidades parentais.Ele pode ser utilizado em psicoterapia infantil, terapia de família ou em contexto que sejam relevantes à avaliação de habilidades parentais.
O objetivo do jogo SOCIALIZE-SE: UM JOGO PARA APRENDER A SE RELACIONAR é abordar pensamentos e emoções típicas de crianças diante de cenas e contextos sociais específicos, bem como educar sobre o comportamento assertivo nessas situações. Através do jogo, a criança é convidada a pensar sobre qual comportamento deverá realizar frente à situação apresentada através de um cartão ilustrado. Dessa forma, o jogo estimula a criança a pensar em novas possibilidades de agir em formas diferentes de refletir quando estiver frente a uma situação que lhe ative um comportamento impulsivo/agressivo e proporciona, através da encenação, treinar suas habilidades sociais.
Os cards HABILIDADES SOCIAIS: 100 QUESTÕES PARA VOCÊ PENSAR SOBRE AS SUAS FORMAS DE SE RELACIONAR SOCIALMENTE são um recurso que pode auxiliar no processo de pensar sobre pensamentos, emoções e comportamentos na sociedade, com questões abertas para reflexão sobre as classes de habilidades sociais. No material, há dez conjuntos de cartas, conforme conjuntos específicos de habilidades. As classes contempladas no material são: assertividade; autocontrole e automonitoria; expressão de afeto e intimidade; manejo de conflitos e resolução de problemas; civilidade e valores de convivência; comunicação; expressão de solidariedade; coordenação de grupos e falar em público; fazer, manter e encerrar amizades. O material contém ainda um cartão psicoeducativo instrutivo para que as pessoas possam compreender, de modo simplificado, o que são habilidades sociais e competência social.
Os cards MAIS VIDA REAL, MENOS REDES SOCIAIS: 100 CARDS PARA VOCÊ REPENSAR SUA ROTINA DIGITAL têm como objetivo oportunizar a observação e a reflexão sobre o equilíbrio entre o tempo conectado e o tempo dedicado às relações interpessoais. Esta caixinha de cards é um recurso que pode ser utilizado tanto em contexto clínico quanto em contexto familiar. Utilizando de linguagem acessível, o seu conteúdo traz dicas e reflexões baseadas em evidências científicas, auxiliando na compreensão dos processos envolvidos nos hábitos do dia a dia e em como, de forma prática, repensar a rotina de uso das tecnologias e das redes sociais.